quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Explore os centímetros



Explore os centímetros
Texto Léo Marques | Fotos Leandro Andrade | Adaptação Leandro Valente (estagiário)
Para os ambientes reduzidos, cada centímetro é precioso. É preciso lançar mão da criatividade para vencer a batalha diária da falta de espaço. Mas o mais importante é garantir a circulação das pessoas sem comprometer a estética e a funcionalidade. Acompanhe algumas dicas para você aproveitar melhor o seu canto.







Medidas mínimas
As dimensões de 4,11 m² da cozinha não limitaram o projeto criado pela arquiteta Andréa Nassar. A ideia inicial foi abrir espaço para integrar os ambientes, colocando parte da parede abaixo e separando o cômodo apenas com um balcão (90 x 40 cm) de MDF revestido de laminado melamínico padrão nogueira. Dessa forma, o visual ficou livre, menos claustrofóbico e mais iluminado. A passagem de 60 cm deixada pela profissional é a mínima para circulação confortável de uma pessoa. Para facilitar o movimento ao redor da cozinha, todos os produtos ficaram de um único lado.
















Os armários foram extendidos até o teto para aproveitar ao máximo o espaço disponível. Duas das portas receberam vidros serigrafados.

Projeto, Andréa Nassar; armário, Italínea; ladrilho, Nossa Senhora da Penha; pastilhas inox, H&T Cerâmica; banquetas, Tok&Stok; espelho, Ricobox.










Minimalismo para ampliar

Os traços minimalistas desta sala (23,54 m²) resultaram em uma casa prática, cercada de elementos puros e linhas retas. O aparador de madeira freijó (3,07 m) não ganhou gavetas nem pés a fim de diminuir o número de elementos no espaço. A TV e o aparelho de DVD e TV a cabo tiveram a fiação embutida na parede de tijolinhos através de dutos previamente instalados, tornando o visual ainda mais limpo. “Para melhorar a circulação em ambientes tão estreitos, procuramos aproximar os móveis das paredes para sobrar distância suficiente para o bom funcionamento do local”, aconselha Billy Scatena, arquiteto responsável pelo projeto.















A TV de 42" ficou a uma distância de 2,60 m do encosto do sofá. Para medir a distância ideal, multiplique a largura do aparelho por três ou a altura por quatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário